Tatuagem de Samurai: Fotos e Significados das Melhores Artes!

Aposto que muitos daqueles que procuram fazer uma tatuagem de samurai não têm ideia de tamanha história que estarão prestes a gravar em seus corpos.

De cara, a história já começa pelo termo “samurai”, do verbo japonês “saburai”, que significa “aquele que serve ao senhor”. Portanto sabemos, à princípio, que eles serviam a alguém. Logo mais, há outro termo que traduz a palavra samurai: é a palavra japonesa “bushi”, que significa “guerreiro ou homem de armas”.

Está melhorando! Quer dizer, então, que samurai pode ser um homem comum ou um guerreiro portando uma arma e que serve a alguém? Exato! Mas que tipo de homem ou guerreiro seria? E a quem ele serve? De onde vieram? Quais armas eles portavam? Isso é o que veremos nos próximos parágrafos...

tattoo de samurai nas costas

Os samurais surgiram por volta de 1185 d.C. (tendo existência de quase 8 séculos: do século VIII ao século XV) no Japão, cujas funções eram cobrar impostos ou servir à corte imperial; foram pessoas treinadas desde a infância para seguir o “Bushido”.

tatuagem de samurai e seus significados
O Bushido nada mais era do que um código de conduta que todos os samurais deveriam seguir. Seria, mais ou menos, como o lema da Revolução Francesa (1789 – 1799): “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” – que inclusive sobrevive até os dias de hoje. O código de conduta teve grande influência no país e passou de simples código a modo de vida samurai. Sete virtudes circundavam o Bushido, que todo samurai deveria seguir e levar consigo até a morte. Tais virtudes eram:

  • Dever e lealdade (chuu)
  • Honra e glória (meyo)
  • Justiça, moralidade, atitude, razão e o poder de decidir sem hesitar (gi)
  • Coragem e bravura (yuu)
  • Sinceridade e veracidade (makoto)
  • Cortesia e amabilidade (rei)
  • Compaixão e benevolência (jin)

O código e suas virtudes ficaram tão marcados na história desses guerreiros e do país que foram disseminados por todo o Oriente e, também, pelo Ocidente inteiro.

Voltando aos nossos tradicionais “homens portadores de armas”, que de simples cobradores de impostos tornaram-se uma casta (divisão social mais rígida), vale citar que foram bravos homens que trajavam três armas, sendo que nenhuma delas era de fogo: uma “katana”, uma “wakizashi” e uma “tantô”. Nada mais do que lâminas! É isso mesmo... Lâminas!

Significados das lâminas na cultura oriental dos samurais

A katana era uma lâmina extremamente afiadíssima, detentora de uma milenar arte de forja, que podia ter entre 60cm e 90cm de comprimento. Já a wakizashi, uma lâmina menor, entre 30cm e 60cm de comprimento. E, por último, a tantô, que era uma espécie de faca que ficava escondida debaixo da armadura – sim! Armadura! –, cujo comprimento era de aproximadamente 30cm, utilizada pelos samurais para cometerem o “suicídio de honra”, um ritual chamado de “harakiri” ou mais conhecido como “sepukku”, com a função de morrerem ao invés do fracasso – pois um samurai não admitia fracassos, medo ou covardia em sua filosofia de vida, além de todos terem de obter uma morte lenta e dolorosa.

História das tatuagens de samurai

fotos de tatuagens de samurai oriental no braço

Quanto à armadura, era chamada de “yoroi” e seu design baseava-se de acordo com o clã do samurai, período histórico e até mesmo a classe de cada guerreiro. Totalmente esplêndidas, banhadas por intensos detalhes, retratando toda a serenidade e mistério de um samurai, podendo pesar até 40kg!

tatuagem de guerreiro samurai com máscara

tatuagem de samurai nas costas masculinas


tattoo de samurai guerreiro com espadas em batalha

Desenho de tatuagem de samurai com dragão oriental para tatuar

tatuagens de samurais com dragão masculinas nas costas

tattoo samurai mask sombreado com katana

Entretanto, a “era samurai” extinguiu-se em meados do ano 1868, com a era Meiji – Meiji foi um imperador que fez com que o Japão ficasse sob seu poder num período de 35 anos, cujo foi chamado de “Restauração Meiji”. Assim, os nossos antes temidos guerreiros samurais passaram, de classe social, para “legado”, sendo estendido até os dias de hoje; jamais esquecidos!

tatuagem de samurai com capacete e rosas no peito e barriga

foto de tatuagens masculinas de samurai nas costas para homens

Tatuagem de Samurai – Significado

De simples palavra a uma cultura, de guerreiros à classe social, de armas à armadura, de legado à tattoos de samurai. Conhecer um pouquinho da belíssima e encantadora história desses guerreiros bravíssimos, misteriosos, serenos e frios, não é o suficiente para um assíduo admirador da cultura oriental. É preciso conhecer o significado da tatuagem de samurai!

tattoo samurai e significados

Pois bem, aqui vamos nós num mergulho além-mar pelas entranhas do mundo das tatuagens...
Ter uma tattoo de samurai é bem mais do que carregar um singelo fardo. É buscar a perfeição espiritual, quanto a física e a mental. É como se tentássemos encontrar uma forma de unir terra, água, fogo e ar num “simples” desenho – porque de simples não tem nada!

significados das tatuagens de samurai

tattoos de samurai com tigres e carpas sombreados

Além dos samurais levarem consigo o Bushido, trazem também o dever, a disciplina, a dedicação, a persistência, a resistência, a atitude, a melhoria constante, a lealdade, o sacrifício, o respeito, a honra, a extinção do medo, a expulsão da covardia, a força, a determinação, a firmeza, a união de laços firmes entre as pessoas, suportar o insuportável, a confiança, o conhecimento, a habilidade adormecida, o equilíbrio mental e o caráter. Tudo numa simples tatuagem de samurai!

Samurai é a tradução da união entre mente, corpo e alma num perfeito estado de equilíbrio...

significado de tatuagens de samurai representando equilibrio na vida

tatuagem de samurai oriental com espada, rosas coloridas nas costas

Assíduo leitor, caso você seja um iniciante no ramo das tatuagens, ou seja, ainda não possui nenhuma pelo seu corpo e as únicas coisas que lhe restam são a vontade de tatuar e o bolso vazio, não se desespere! Aqui está a sua chance de pesquisar e estudar uma boa região do seu corpo para tatuar.
Nosso blog Taverna da Tatuagem não poderia deixar você na mão sem ao menos uma análise ou se quer uma dica...

fotos de tattoo de samurai com cavalo e significados

imagens de tatuagens de samurai nas costas

Para você que está juntando dinheiro naquele famoso porquinho, que guarda todas as suas moedas, evitando que você as gaste, e que possui aquela boa e velha etiqueta: “Tattoo Money” (ou melhor: “Dinheiro Para Tatuagem”); aqui vai um aviso: quem tatua uma vez, vira freguês! E se, talvez, você já tiver a grana para o “rabisco” separada, fique por dentro das nossas dicas a seguir!

Tatuagens de Samurai na Perna

Como já vimos, as tatuagens de samurai geralmente contêm diversos detalhes, muitas vezes cores e um espaço bem adequado para que tudo caiba, sem que seja perdido o prestígio delas.
Já pensou em fazer uma na perna? Algo na coxa ou na panturrilha. Claro que sairia num tamanho menor, mas para quem tem coxas grossas, fica a dica...

tattoo samurai na perna em preto e branco

tatuagem de samurai na perna feminina

fotos de tatuagens de samurai na perna masculina

Tatuagens de Samurai no Braço

Quem ainda não tem o braço “carimbado”, esta seria uma oportunidade ótima para começar um belo trabalho samurai e preencher toda a região do bíceps, pegando parte do ombro.

tatuagem samurai no braço e ombros grande

tatuagens de samurai no braço com guerreira tatuada

tattoo de samurai no braço e seus significados

fotos de tatuagem de samurai com espada no braço


Há quem goste de ser um pouco mais excêntrico, por isso não dispensamos a possibilidade de tatuar o braço todo!
tatuagens de samurai no braço inteiro coloridas

tatuagem de samurai com dragão e caveiras masculina

Tattoo de Máscara de Samurai

Bom, antes de mais nada, vale ressaltar que máscara de samurai não é sinônimo de máscara de “Hannya”, ou seja, muita gente acaba confundindo as duas coisas.

As máscaras com aspecto de demônio – Hannya – não têm relação alguma com as máscaras samurais tatuadas ou não pelo corpo. “Diga-se de passagem” que as tattoos de máscara de Hannya são completamente o contrário dos nossos guerreiros “espirituais”.

tattoo samurai mask pelas costas grandes

tatuagem de máscara de samurai com dragão

Tatuagem samurai no antebraço da máscara de hannya

Melhores tatuagens de samurai mask

A confusão dos dois desenhos é normal, já que muitos não conhecem à fundo toda a história samurai e, também, com o significado de Hannya.

Aqui vão algumas máscaras samurais, autênticas armaduras e belíssimas tatuagens...

Fotos de desenhos de tattoos de samurai no peito para homens

significado das tattoos samurai com máscaras

tatuagem samurai no ombro

tatuagem de samurai com tigre

E não esqueça: fique por dentro das atividades do nosso blog para mais dicas exclusivas sobre “onde fazer?”, “qual desenho fazer tatuar?”, “qual o significado?” e muito mais pra você, leitor!

Quer mais dicas de tattoos?


21 comentários:

  1. Vou fechar o ante braço com um samurai !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fecha entre uma porta antes.

      Excluir
    2. Sem palavras..... Conteúdo inteligente e consciente no que se diz em relação a conceitos sociais... Ou seja muita informação que ajudaram a mim num conhecimento que buscava....👏👏👏

      Excluir
  2. Tenho o braço fechado com uma gueixa um tigre siberiano e um samurai.

    ResponderExcluir
  3. Quero fecha a perna com um desenho de algum samurai só que já tenho uma carpa será que ficaria legal um samurai do lado da carpa será???

    ResponderExcluir
  4. A minha sessão já esta marcada, vou tatuar um samurai na costela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara se não for pedir demais me manda o resultado no zap 31980188596 to querendo tatua um na costela tbm

      Excluir
  5. Eu fechei o braço com uma gueixa e três samurais e estou acabando de fechar o outro amanhã...eu amo isso eu quero isso e vivo sete Sempre isso tatuagem minha vida.....

    ResponderExcluir
  6. Da hora os trampo em curti vou fechar meu braço tambem

    ResponderExcluir
  7. Quem é o dono do site??? E quem foi o tatuador q fechou o braço do cara no sombreado??? Abs

    ResponderExcluir
  8. Oi! Moro em Brasília e gostaria de pedir indicações de bons tatuadores no Brasil. Pretendo fazer um samurai. Obrigado! ( fabioestuqui@gmail.com)

    ResponderExcluir
  9. salve queria saber o sgnifigado da hannya

    ResponderExcluir
  10. Olá. ótimo blog!
    Gostaria de saber a origem do desenho do samurai tatuado no braço.
    Pretendo fazer uma tatuagem e gostaria da referência deste tatuador

    ResponderExcluir
  11. O Blog está de parabéns pelo conteúdo exposto.

    ResponderExcluir
  12. pensei em uma tatto, que demonstre feminilidade e os atributos de um samurai..imaginei uma asiática com uma máscara samurai, mostrando somente os olhos e a boca..com uma katana próxima ao rosto..refletindo os adversários..e ao redor do rosto e da katana,,flores de cerejeira que desceriam das costas até a coxa esquerda...mas...como não sou uma conhecedora dessa cultura..tenho receio da tattoo não ter coerência

    ResponderExcluir
  13. Olá boa noite amigos.
    Gostaria de saber quem é o tatuador do fechamento de braço com as mascaras de samurai postada na foto a acima ;)

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostaria de saber se o significado da tatuagem de uma samurai mulher no caso as chamadas onna bugeisha, é o mesmo da tatuagem de um samurai homem.
    Gostei muito do blog, obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  15. Quero fechar meu braço inteiro com um samurai e desenhos orientais, mas tenho receio q isso vá me atrapalhar profissionalmente. T_T

    ResponderExcluir