Tatuagem de Caveira Mexicana: 45 Fotos + Significados + Desenhos!

A princípio, eu havia falado da tatuagem de caveira mexicana no post genérico sobre tattoos de caveira. Acontece que me dei conta de que não havia porque jogá-las todas no mesmo balaio... As tatuagens de caveira mexicana são de uma peculiaridade marcante, possuem significados próprios e um público específico. Via de regra, quem procura por essas tattoos não se interessa muito pelos outros tipos de design de caveira. Pensando nisso, estou aqui fazendo um post exclusivo para esta bela arte que possui cada vez mais fãs em todo o mundo!

Fotos de mulheres com tatuagem de caveira mexicana


História da tattoo de caveira mexicana


Ao contrário do que muitos pensam, a caveira mexicana não é uma invenção de tatuadores, nem um mero tipo de desenho que ganhou fama repentinamente. Essa é, na verdade, uma arte inspirada em uma tradição antiga.

No século 17, italianos passaram a popularizar a arte em doces, o que incluía cordeiros e anjos todos feitos de açúcar. Tais doces, contudo, não eram feitos para serem consumidos, como acontece nos dias de hoje, mas sim para enfeitar o altar de igrejas católicas.

Não tardou muito para que o México, que até hoje conhecido por sua larga produção açucareira, passasse a adotar a técnica para fazer enfeites religiosos, até porque era um país pobre, sem condições de importar adornos sofisticados da Europa. Foi aí que surgiram as chamadas "sugar skulls", que conhecemos por "caveiras mexicanas".

Significado Tatuagem Caveira Mexicana

Além das caveiras, os mexicanos faziam anjos e cordeiros de açúcar. As caveiras eram feitas para homenagear os mortos e tinham seus nomes escritos na testa. Elas eram colocadas em oferendas ou na lápide dos que partiram, para dar as boas vindas aos espíritos que retornassem. Os artesãos as faziam com sorrisos alegres e as enfeitavam com glacês de cores variadas e purpurina. Tudo muito alegre e convidativo!

Dia de Los Muertos


Até hoje essas oferendas são feitas no Dia dos Mortos ou "Dia de Los Muertos", feriado mexicano dos dias 1 e 2 do mês de novembro. É interessante ressaltar que, apesar de seu significado religioso, este feriado é, na realidade, mais cultural do que religioso: pessoas de religiões diversas o comemoram, independentemente de acreditarem ou não no "ritual".

Significado das tatuagens de caveiras mexicanas

O que é feito no Dia dos Mortos? São preparados grandiosos altares com oferendas aos espíritos, que incluem flores, velas, bebidas e comidas diversas, como tortillas, frutas, amendoim, peru mexicano, pães especiais (chamados de "pan de muerto"), chocolate quente, etc. É imprescindível que haja água e bebidas em abundância para espíritos exaustos, bem como cigarros e álcool para espíritos adultos e doces e brinquedos para os infantos. E, é claro, não podem faltar os esqueletos e caveiras enfeitadas!

E qual é a crença por trás deste festival? A crença original desta celebração é a de que na meia noite do dia 31 os portões do céu são abertos para que os espíritos de crianças passem o dia com suas famílias. Os espíritos adultos, por sua vez, retornariam à terra para aproveitar os banquetes no dia 2. Muitos acreditam que, ao receber os espíritos com alegria, comilança e enfeites, eles ficarão felizes e retribuirão as famílias com proteção, sabedoria e boa sorte!

Mas, como dito anteriormente, esta é apenas a essência original deste festival, que não se limita a essas específicas crenças - na verdade, esta é uma data para relembrar e homenagear os entes amados que partiram... E há melhor forma de fazer isso do que em ritmo de festa? O intuito não é que as famílias lamentem as perdas com lágrimas, mas sim que festejem a oportunidade de terem conhecido e convivido com as pessoas que se foram, relembrando os momentos de alegria e a sabedoria com elas adquirida.
E é por isso que o Dia de Los Muertos é para todos, independentemente da fé de cada um.


Tatuagem Caveira Mexicana - Significado


Por todo o exposto, entre os significados das tatuagens de caveira mexicana estão os seguintes:
    O que significa a tatuagem de caveira mexicana
  • Renascimento;
  • Espiritualidade;
  • Transição;
  • Alegria;
  • Proteção;
  • Morte;
  • Boa sorte;
  • Lembranças,
  • Saudades
Na tattoo de caveira mexicana podem ser pintados vários elementos, cujos significados são os seguintes:

  • Flores = Vida; 
  • Teias de aranha = Morte; 
  • Diamantes = Ciclo da vida e legado;
  • Velas acesas = Memórias; 
  • Cruz = Proteção e guarda.

Muitas pessoas tem certo receio em fazer tais tattoos, por acharem-nas um pouco mórbidas, devido à ideia de morte que as permeia. Contudo, não vejo motivo para isso... Lembra da origem da caveira mexicana e qual seu papel na cultura do país? É o de celebrar a memória dos queridos entes que deixaram a terra! Não há nada de maligno nisso e tal desenho pode, inclusive, representar um belo gesto: Já vi pessoas fazerem essa tatuagem justamente para homenagear pessoas amadas que se foram e deixaram saudade. 

Outros, por sua vez, escolhem a tattoo de caveira mexicana como forma de transmitir a seguinte mensagem: 

"A beleza um dia sempre acaba e embaixo da terra somos todos iguais. Afinal, por mais enfeites e adornos que sejam colocados na caveira, ela continua sendo uma caveira!"

Como escolher o desenho de sua Tatuagem de Caveira Mexicana


Não há regras definidas quanto ao design e os traços das tattoos de caveira mexicana. Elas são geralmente feitas no estilo new school, mas nada impede que sejam feitas com outros traços, até mesmo no estilo realista. Os enfeites da caveira podem ser dos mais diversos tipos, incluindo:

Tatuagens de rosto com caveira mexicana
Tattoo de mulher caveira mexicana
  • Flores, 
  • Estrelas, 
  • Corações, 
  • Laços, 
  • Cruzes, 
  • Pontos, 
  • Linhas, 
  • Velas, 
  • Formas geométricas, 
  • Redemoinhos, 
  • Teias de aranha, 
  • Diamantes,
  • Coroa, etc.

As cores também variam muito, mas as tatuagens de caveiras mexicanas normalmente são feitas em mais de uma cor, mesclando cores vivas e quentes.

Outra ideia é tatuar uma mulher caveira mexicana, ou seja, um rosto feminino imitando um esqueleto.

Se você está com dúvidas sobre como fazer sua caveira mexicana e não quer simplesmente copiar a tattoo de alguém, o melhor a se fazer é procurar um tatuador com experiência em tais desenhos e pedir sugestões para ele. Os bons tatuadores normalmente criam com facilidade desenhos diferentes de uma mesma temática, reunindo os gostos e elementos significativos para cada cliente.

Tatuagem de Caveira Mexicana Feminina


Tattoos como essa, que possibilitam uma mescla de terror com delicadeza, costumam agradar as mulheres. Não é difícil constatar que para elas a preferência é uma caveira mexicana cheia de enfeites, o mais singelos e alegres possíveis.

Se você faz parte desse time, não hesite em avisar seu tatuador que você quer uma tatuagem de caveira mexicana feminina delicada e fofa. Ele provavelmente lhe mostrará desenhos de caveiras com olhos de flor ou coração e elementos do tipo.

Tatuagens de caveiras mexicanas femininas delicadas

Tatuagem de caveira mexicana estilo tricot

Tattoos de caveiras mexicanas para meninas

Tatuagens de caveiras mexicanas para mulheres

Tatuagens delicadas de caveira mexicana

Melhores tatuagens de caveiras mexicanas na coxa feminina

Fotos de tatuagem de caveira mexicana rosa

Tattoo de caveira mexicana com flores nas costas

Tattoo caveiras mexicanas em mulheres

Contudo, não é só porque você é mulher que não pode ter algo mais hardcore. Tudo depende do estilo de cada um: uma caveira com uma face maligna, sem cores, nem flores, pode ficar bem em ambos os sexos!

Obs: Não deixe de conferir nosso post sobre tatuagem feminina!

Tatuagem de Caveira Mexicana Masculina


O esqueleto de que estamos falando hoje é naturalmente enfeitado, mas isso não significa que não possa ser adaptado para o gosto masculino padrão. Se você ainda está em dúvida se é possível fazer uma tatuagem de caveira mexicana masculina com traços másculos, estamos aqui para prová-lo que sim, isso é possível! As fotos a seguir são uma ótima prova disso:

Tatuagem de caveira mexicana fica bom em homens

Tatuagens de caveiras mexicanas no braço masculino

Tattoos de caveiras mexicanas preto e vermelho

Tatuagens de caveira mexicana masculinas diferentes - Fotos

Tatuagem caveira mexicana maori

Ideias de tatuagens caveira mexicana para homens

Tatuagens masculinas de caveira mexicana colorida

Modelos de tatuagens masculinas de caveira mexicana

Tatuagem de Caveira Mexicana com Flores

É comum ver tatuagens de caveira mexicana com flores, muitos tatuadores as desenham com rosas e flores variadas. Contudo, a flor que é símbolo do Dia dos Mortos celebrado no México é a calêndula, e há uma razão para isso: A calêndula é conhecida como a "flor da morte" e, para os Aztecas, era a flor sagrada do deus do Reino dos Mortos, o Mictlantecuhtli ou Micli. Esse povo acreditava que esta flor ajudava os espíritos a retornarem à sua família na terra, guiando seu caminho.

Como dito anteriormente, as flores nas tatuagens de caveiras mexicanas simbolizam vida.

Caveira nas pernas
Tatuagem mexicana com rosas

Tatuagem de caveira mexicana com rosas vermelhas

Desenhos de caveiras mexicanas com flores

Tatuagens de caveiras mexicanas com rosas

Tattoo de caveira mexicana com flores e pássaros nas costas

Tattoo de Caveira Mexicana em Preto e Branco


Este tópico é para quem não é muito fãs de cores e tatuagens chamativas, preferindo algo mais clássico. São imagens de tattoos em preto e branco e tons de cinza.

Tatuagem caveira mexicana preto e branco nas costas

Mulher caveira mexicana em tons de cinza na perna

Ideias para tatuar caveira mexicana nas costas


Caveiras mexicanas


Tatuagem preto e branco - caveira mexicana


Fotos de Tatuagens de Caveira Mexicana Diferentes


Agora deixe-nos mostrar algumas tattoos bem criativas nesse tema. Você verá que há muitas formas de se tatuar a mesma coisa!

Primeiramente, comecemos por algumas ideias legais de tatuagem de caveira mexicana nas costas:

Fotos de tatuagens de caveira mexicana com diamante
Com borboleta

Tatuagens de caveira mexicana colorida para as costas

Tatuagens criativas de caveira mexicana

E que tal esta tatuagem de caveira mexicana na coxa? Flores nascendo em um esqueleto representam a imortalidade, o renascer e a vida! Soma-se a isso a figura do pássaro, que simboliza a liberdade.

Melhores tatuagens de caveira mexicana na perna

E agora, algumas bem criativas no braço. A primeira é para quem curte o design da sugar skull, mas não quer nada colorido:

Fotos de tatuagens de caveira mexicana originais

E agora, a imaginação come solta. Dá para fazer várias criaturas no estilo dos enfeites açucarados do Dia de Los Muertos mexicano! Alguns exemplos a seguir: desenhos da boneca Matrioska (aquela bonequinha russa), uma tatuagem de um cachorro, uma tattoo de Gueixa, e outra do Darth Vader, todos no estilo caveira mexicana!

Tatuagem caveira mexicana boneca Matrioska

Fotos de tatuagens de caveiras mexicanas de boneca babuska

Tatuagem de cachorro estilo caveira mexicana

Tatuagem de gueixa estilo caveira mexicana

Tattoo do Darth Vader estilo caveira mexicana

E o que acha de um robô caveira?

Melhores tatuagens de caveira mexicana do mundo

Para finalizar, um esqueleto feito de pétalas:

Desenhos de caveira mexicana originais


Desenhos de Caveiras Mexicanas


Para finalizar o post com estilo, aqui vão alguns desenhos de caveiras mexicanas criativas e com designs diversos para quem ainda está amadurecendo a ideia na cabeça. Se você tem habilidade em algum editor de imagens, como o Photoshop, não perca tempo: mescle elementos de desenhos diversos para criar algo único, e teste cores variadas no desenho! Não espere que toda a ideia venha do tatuador... Seja original, faça algo que seja a sua cara.

Desenhos de caveira mexicana para fazer tatuagem

Tatuagem caveira mexicana - Ideias e desenhos

Desenhos de caveira mexicana para imprimir

Desenhos de tatuagens de caveira mexicana


34 comentários:

  1. Uma melhor q a outra dificil escolher uma só.


    ResponderExcluir
  2. Pot muito maneiro mais faltou o significado do fogo ... Ja passei pelo mexico e vi umas bem legais com treis caveiras e um fogo subindo atrais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fogo nesse caso significa a paixão pela vida, até que esta seja consumida.

      Excluir
    2. O fogo nesse caso significa a paixão pela vida, até que esta seja consumida.

      Excluir
  3. Uma correção, "tattoo de mulher caveira mexicana" na realidade tatuagens desse desenho não são conhecidas por esse nome e sim por "Catrinas", "La Catrina" ou "La Catrina de los toletes".
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Gratidão!
    Adorei a postagem! Ainda estou procurando o significado do buraco de fechadura. E aquilo é um "robô" ou o Darth Vader?

    ResponderExcluir
  5. Ah, Ok. O de baixo é um robô. Kkkkkkkkkk! Desculpe!

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana esse estilo

    ResponderExcluir
  7. Adorei a postagem, os desenhos são uns mais lindos que os outros, aliás, decidi fazer a minha por esse site :) Só não gostei da diferenciação dos desenhos masculinos/femininos, eu considero que na arte não há essa de gênero. Sou homem, hétero (não que isso seja da conta de alguém) e decidi por um desenho dito "feminino", pois considerei o desenho mais bonito de todos :p. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. adorei o post muito explicito e bem estruturado amei kkkk

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post!!! Me ajudou muito. Vlw!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei, gostei dos significados e a que mais curto é com estilo "boca costurada" Tem significado diferente esta? :D

    ResponderExcluir
  11. Namoral, post nota 1000!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo post ,queria fazer uma tem um tempo e me esclareceu muitas coisas.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo post ,queria fazer uma tem um tempo e me esclareceu muitas coisas.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o post, parabéns.
    Já escolhi a minha

    ResponderExcluir
  15. tenho tatuagem de caveira mexicana na perna e queria fazer algum outro desenho pra fechar. Mas sem misturar os estilos e sem repetir o tema do desenho. alguma dica do que devo fazer?

    ResponderExcluir
  16. Quem é a pessoa responsável por essa postagem?
    Pois está equivocada e muito no que se refere a origem, porque as caveiras mexicanas são parte da cultura do México, elas fazem parte dos rituais religiosos dos nativos des do período pré hispanico, ou seja, o México não aderiu o hábito de fazer doces eles já faziam homenagens aos mortos, as pessoas que cutuam tal tradição conservam a caveira do ente morto como lembrança, a comemoração coincide com as festividades católicas: finados e dia todos os santos. Caso eu esteja errado, por favor, entre em contato e me informe.

    ResponderExcluir
  17. adorei, vou fazer a minha própria tattoo d caveira

    ResponderExcluir
  18. Amei todas decidi vou fazer a minha em homenagem a minha mãe que se foi

    ResponderExcluir
  19. Um dos melhores posts q já vi sobre caveira mexicana... Decidi fazer a minha c/ um toke meu, vou desenhar por um programa de computador mesmo pois ñ tenho o dom e habilidade p/ desenhos rs...

    ResponderExcluir
  20. Faço caveiras mexicanas em gesso.É só escolher o seu modelo. Curtam minha página no face... https://m.facebook.com/caveiraxicana/

    ResponderExcluir
  21. Além de ficarem ótimas como parte da decoração tbm, vejam
    https://www.facebook.com/colorixartesanato/posts/304099309923320

    ResponderExcluir
  22. bem e muito bom mais ainda preciso saber mais sobre os significado dela

    ResponderExcluir
  23. Post muito show. Bem esclarecedor..

    ResponderExcluir
  24. Post muito show. Bem esclarecedor..

    ResponderExcluir
  25. Caramba muito legal, um monte de tatuagem e ainda com explicações, gostei!
    To doida pra fazer uma mas o medo anda me segurando bastante.
    Morro de medo de agulhas.
    Andei lendo sobre o processo, tintas, e tudo mais nessa página aqui. Um dia eu consigo!

    ResponderExcluir
  26. Adoro as tatuagens de caveira mexicana e tudo que abarca esta linda cultura!
    Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir